Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

Primeira papinha!

Hoje foi o dia da primeira papinha "salgada" do Davi.

Digo "salgada" só por expressão, pois o pediatra dele orientou a ainda não iniciarmos com o sal, recomendou que apenas usemos um temperinho leve (cebola, alho e azeite).

Na hora ficamos com dó... nossa, comida sem sal! Mas depois, conversamos e chegamos a conclusão de que é muito saudável... o Davi nem sabe o que é sal, e todos sabemos o quanto ele faz mal para nossa saúde... então, vamos explorar o paladar dele com os sabores dos legumes e verduras!

A primeira papinha dele foi feita com batata, cenoura e couve, temperada com azeite, cebola e alho... Ficou saborosa, acreditem!


Apesar da meleca generalizada, foi uma experiência deliciosa!


Ah, como é prazeroso viver cada uma dessas "primeira vez" de nossos filhos!

Não há palavras que expliquem o sentimento maravilhoso de viver junto com o Davi cada uma de suas descobertas... participar, registrar, brincar e comemorar junto com ele cada um desses passos!

Obrigado meu Deus por esta Graça que é a Maternidade e a Paternidade!

Obrigado meu Deus por esta família tão abençoada!

***********************************************************************************


Alimentação e Saúde Infantil – Nutrição consciente desde a infância

O INÍCIO DAS PAPINHAS do BEBÊ (por Nana Guimarães)

As primeiras papinhas salgadas

Após praticamente seis meses tomando apenas leite, materno ou artificial, é chegada a hora de o bebê conhecer novos alimentos.

As papinhas salgadas devem ser oferecidas de forma gradativa, com paciência e em ambiente agradável.

Muitas vezes, a ansiedade da mamãe pode colocar tudo á perder logo nesse início. Procure deixar o bebê seguro e confiante. Monte um cardápio com horários que devem ser seguidos á risca.

Mesmo que o pediatra passe receitas mirabolantes logo de cara, com 3 ou 5 alimentos misturados, sal, óleo, lembre-se que seu bebê é um bebê, e precisa não apenas conhecer os alimentos mas, principalmente, é necessário observar as possíveis reações adversas que pode ter ao ser exposto a algum deles (cólicas, agitação, alergias ou intolerâncias…).

Procure amassar ou passar os alimentos na peneira.

EVITE O LIQUIDIFICADOR.

O hábito faz o monge! Muitos bebês, após 1 ano apresentam dificuldades de mastigação por terem iniciado com alimentos diluidos batidos em liquifidificador.

A regra para a combinação dos alimentos e elaboração das papinhas dessa fase, após o período inicial, e a garantia de que não há qualquer alimento que provoque prejuízos ao bebê, é a seguinte:

1 – Energéticos são responsáveis pelo fornecimento de até 60% da energia necessária para o crescimento e as atividades diárias da criança. Também auxilia no metabolismo da proteína.

Arroz, batata, mandioquinha, cará, inhame, batata-doce, mandioca, fubá…

2 – Construtores ricos principalmente em proteínas, são responsáveis pela multiplicação das células.


Leguminosas, ervilha, lentilha, feijão (caldo) ou grão-de-bico e carnes (caldo)…

3 – Reguladores regulam os processos bioquímicos do organismo, aumentam a resistência imunológica e fornecem fibras.

Alface, abóbora, brócolis, cenoura, couve, escarola, chuchu, abobrinha, vagem, quiabo…

Com as verduras, há outra variedade, com o uso de acelga, alface, agrião, brócolis, chicória, couve…

O Jantar

Assim que o bebê estiver comendo bem a papinha do almoço, e mais o lanchinho do meio da manhã, comece a dar também o lanche no meio da tarde e, posteriormente, o jantar.

No jantar, deve-se oferecer o mesmo do almoço.

Porém, isso não quer dizer que deva requentar a comida dada anteriormente, mas fazer algo parecido. Alimentos como a batata, deixados em geladeira, perdem valores nutricionais e podem causar problemas digestivos, além de estarem aptos a fermentar.

Evite sopas diluídas, faça sempre as papinhas em consistência pastosa.

EVITE:

Ovo inteiro (dê apenas a gema até que ele complete 1 ano). A clara é potencialmente alérgica aos bebês menores.

Leite da vaca integral, e servir leite apíos as refeições “salgadas”, pois o Cálcio pode prejudicar a absorção do Ferro dos alimentos.

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS de qualquer espécie, pelos aditivos químicos em quantidades muito superiores ao que um bebê pode suportar, além de açúcar refinado, adoçantes artificiais e nutrientes também em quantidades superiores ao que um bebê deve ingerir ao dia. Isso pode acarretar em acumulo de Sódio, por exemplo, e consequentemente problemas renais, no fígado ou obesidade.

Fonte: http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2008/08/13/alimentacao-complementar-o-inicio-das-papinhas-do-bebe/


Um comentário:

  1. Parabéns Dayse e Fernando vcs são um exemplo de Amor e Família, cada dia que passo tenho a certeza de que vcs são os pais perfeitos a Davi...Davi esta cada dia mais lindo ....Cada dia mais apaixonada por ele ..Beijos Elaine Miguel

    ResponderExcluir