Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Problema identificado

Meu “periquitinho” voltou a comer! Glória a Deus!

Ainda não posso falar que ele está com um super apetite, mas ele não está mais recusando a comida e está se alimentando bem.
Sei que mães não podem ser neuróticas nem hipocondríacas, mas, em muitas situações, penso que seria muito mais fácil se, na maternidade, recebêssemos um super check list, com todas as situações que podem vir a acontecer com um bebe, seus sintomas e sinais típicos, para que não ficássemos “batendo a cabeça” na luta da “tentativa e erro”, em ganhássemos tempo na solução dos problemas.

Depois de algumas semanas de sofrimento, tentando fazer com que o Davi comesse algo, e me descabelando ao vê-lo recusar tudo e perder peso... parei, chorei, respirei e pedi a Deus em oração que me orientasse, que me desse uma luz.
Ele (Deus), nunca desampara nenhum de Seus filhos e, felizmente, posso dar testemunho que, sempre que clamei, fui atendida... Ele sempre fala comigo, me dá um sinal... basta entender Seu tempo, Sua vontade...

No dia 23/08, sexta-feira, ao me levantar decidi agendar um Gastropediatra para o Davi (sinceramente acho que demorei muito para tomar essa decisão). Liguei em todos os médicos possíveis do convênio. Infelizmente hoje em dia ter convênio médico não é mais garantia de pronto atendimento... só conseguia consultas para 2014! Um absurdo!
Não dava mais para esperar, então eu e o Fernando resolvemos agendar uma consulta particular. Os médicos que me indicaram, mesmo sendo consultas particulares, só teriam vagas para outubro. Então, escolhi um nome e liguei... Dra. Maria Angela Bellomo Brandão... ótima médica!!! Mais uma vez Deus colocou um anjo no nosso caminho. Agendei a consulta para o dia 28/08... teria ainda que esperar mais 5 dias.

Minha ansiedade em resolver o problema não permitiu esperar a consulta... eu precisava resolver aquela situação “pra ontem”... Pedi a Deus que me iluminasse... e Ele em Sua infinita bondade me atendeu...
Na tarde daquela sexta-feira, ao chegar na clínica onde ele faz Físio, Fono e TO, sua Fono, a Sandra, veio falar comigo sobre a alimentação e me orientou a investigar um possível quadro de refluxo. Até então não havia pensado nesta possibilidade, pois o Davi nunca apresentou nenhum sintoma de refluxo... No mesmo dia uma amiga do Facebook me alertou sobre a mesma possibilidade, pois havia vivido isso com sua filha...

Ao chegar em casa, conversando com o Fernando ele trouxe a ideia de perguntarmos aos médicos dele se poderíamos retomar o uso do Losec Mups (Omeprazol), pois no início do tratamento da SW o Davi já tinha usado este medicamento para fortalecer seu estomago devido à “agressividade” dos remédios.
Enviei um SMS para o pediatra e para a Neuro e eles me responderam imediatamente que poderíamos experimentar.

No sábado de manhã o Davi já tomou o Losec e, adivinhem??!! Já almoçou melhor!!!!!!!!!!
Na quarta-feira, dia 28, fomos à consulta com a gastro e ela, através dos sintomas descritos, considerou a possibilidade do refluxo. E, além disso, observou, a partir do exame clínico e de um Raio X, que o intestino dele estava repleto de fezes... ou seja, seu intestino estava lento.  Assim, se o intestino não funciona na velocidade que deve, fica cheio, e manda informação para o cérebro que está saciado e que não precisa de mais alimento, pois ainda está processando aquele que está lá dentro... conclusão: não há fome!

Bingo!
Dois problemas identificados: duas situações a serem resolvidas.

Como o Losec Mups já é indicação de tratamento para o refluxo, continuaremos com ele por 3 meses, quando então faremos exames para avaliar a recuperação.
Já o intestino preguiçoso será auxiliado por uma alimentação rica em fibras, muito líquido, um “pozinho mágico” chamado Stimulance, e, se precisar, um pouquinho de Leite de Magnésia.

A evolução do quadro é a seguinte:
- Ele está comendo melhor! (mas ainda estou esperando um “apetite de leão”!)

- Já ganhou preciosas 50 gramas na ultima semana! (É pouco?! Mas já deixou de perder.)
- Seu intestino está funcionando direitinho quase todos os dias! (Ele chegou a ficar quase 1 semana sem funcionar.)

- Ah... o coração da mamãe está um pouco mais tranquilo...
Mas, como “nem tudo são flores”, esta semana o mocinho está tomando antibiótico devido a uma “otitezinha”, e como todos sabem, antibióticos são “ótimos” para o estomago e para a flora intestinal... mas o Davi é criança e toda criança tem isso... paciência, vai passar!
 
Davi: Pedrinho, minha mãe disse que eu tenho que comer, então voce fica com a coca-cola e eu com a picanha!
Pedro: Fechado primo!

5 comentários:

  1. que boa notícia!!!! ainda bem que conseguiram logo identificar o problema. ser mãe é isso mesmo, não se desespere e busque ajuda sempre!!!!!
    Ah...ele está cada dia mais lindo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dayse, descobri ontem o seu blog e me identifiquei muuuuito, além de muitas informações super importantes..parabéns pela iniciativa, adorei mesmo. Dia 23/07 nasceu minha segunda filha e so após nascer que foi descoberto que ela tema SD, ontem recebemos o resultado do cariotipo que ainda vamos levar para a medica. Queria me comunicar com vc para tirar umas duvidas, como posso fazer? Vc poderia passar seu email? Mas uma vez parabéns pelo blog e graças a Deus que Davi esta ótimo agora. Bjs e fica com DEus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane! Ficamos felizes em poder ajudar... e é claro que podemos conversar.
      Meu e-mail é morenodct@gmail.com / Facebook dayse.moreno

      Excluir
  3. Olá Garotas,
    Sou fisioterapeuta, especialista em neurologia e A-D-O-R-O blogs de mães que não possuem vergonha de ter filhos amados e mais que especiais, o meu site surgiu com o objetivo de conseguir pacientes domiciliares logo que cheguei em Porto Alegre, atualmente recebo temas e dúvidas de mães como vocês, e tenho o maior prazer em respondê-las, portanto, qualquer dúvida, é só entrar no site e me mandar mensagem que responderei com o maior prazer, podem sugerir matérias também...bjosss
    www.fisioporto.com.br

    Ft. Mariane Tavares

    ResponderExcluir
  4. Dayse e Fernando, parabéns por compartilhar essa linda história de vida, de coragem e de afeto!!! bj

    ResponderExcluir