Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Quem eu seria se pudesse SER

Este é o tema do 3o. Forum Internacional Síndrome de Down promovido pela Fundação Síndrome de Down.



Foi uma experiência muito rica participar deste momento.



Devo deixar aqui uma confissão de estranhamento inicial, pois sempre participei deste tipo de evento como profissional, com interesse profissional, mas desta vez foi muito diferente... não estou mais olhando para o tema e o interpretando como quem olha de fora e imagina como deve ser esta vivência, pelo contrário... minha vida está imersa neste universo, tão diferente, tão novo, tão enigmático, tão desafiador, tão encantador.

Quem sou eu neste evento?... Sou a mãe do Davi!

E quem é o Davi? É mais um "Down"?

Vou responder com uma das reflexões motivadas por este fórum...
Definitivamente não, porque "Downs" não existem... existem pessoas portadoras da trissomia do cromossomo 21, pessoas portadoras da Síndrome de Down.

Se assumirmos que são "Downs" estaremos rotulando-os, igualando-os, não estaremos respeitando sua singularidade, sua subjetividade, a individualidade de cada um.

Temos que olhar para nossos filhos como eles realmente são! Crianças com características pessoais, semelhanças, diferenças, particularidades... cada um é cada um.

Então, quem é o Davi? É o nosso filho amado... uma criança maravilhosa, saudável, alegre, sapeca, que nos surpreende a cada dia com suas descobertas, brincadeiras, gracinhas e encantamentos... uma criança que está crescendo e se desenvolvendo como todas as outras.

E o que queremos para o Davi?

Queremos tudo aquilo que ele quiser! Queremos que ele seja protagonista de sua história. Que ele seja o autor da sua própria história.

Nós pais? Sim estaremos ali COM ele, mas sempre dando o espaço necessário para ele SER. E na história que ele escrever com suas próprias mãos, seremos coadjuvantes, atuando como suporte às suas necessidades, como militantes na luta por uma sociedade mais inclusiva, como agentes esclarecedores ao "desconhecido" que gera a ignorância e alimenta o monstro do preconceito.

O que queremos para o Davi?

Que ele diga a nós e ao mundo, todos os dias, com um sorriso iluminado nos lábios:

Eu SOU tudo aquilo que eu quero SER!



Que Deus te abençoe Davi e conceda sempre esta Graça!

Desejamos isso a todas as famílias, pois, certamente, é tudo que queremos para nossos filhos.

2 comentários:

  1. Que lindinho ele sentadinho....que bebê mais fofo...por hora ele tem que ser só seu filho, o neto, o sobrinho, nosso primo....agora é só ser feliz...

    ResponderExcluir
  2. que meninão , mamãe me desculpe , mas ele ta parecidissimo com a titia Jú ! agora gueeeennnta a titia !!! hehehe
    parabéns

    ResponderExcluir