Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tá na hora de começar a meleca!!!

 Sempre gostei de participar deste momento na vida dos bebes. Minhas primas sabem bem disso... deixava as crianças se lambuzarem num belo prato de macarrão ou em um pote de Danone... Adoro!!!

Mas agora chegou minha vez, e acabo de descobrir que o babadores são muito úteis!


Nesta semana introduzimos as papinhas de frutas no cardápio do Davi, por orientação do pediatra.




Ele ainda não sabe engolir e está se acostumando com a textura das frutas, por isso, no final deste lanchinho, a quantidade de frutas no babador é muito superior ao que foi para o estomago. Mas ele está aprendendo!




Qual a melhor forma de introduzir alimentos na dieta do bebê?

Cada alimento precisa ser introduzido aos poucos - e de preferência um por vez. O bebê precisa de tempo para se acostumar aos novos gostos e à consistência dos alimentos. Além disso, a introdução gradual de diferentes alimentos possibilita que você identifique os sinais de uma possível reação alérgica como a presença de diarreia, dores de barriga ou manifestações cutâneas. Experimente um alimento novo a cada dois ou três dias, começando com frutas e depois introduzindo também legumes e verduras, que são mais fáceis de digerir do que as carnes.

O passo inicial da nova dieta costuma ser um suco de fruta após a primeira mamada do dia e um lanche à tarde também com frutas. A seguir, você pode tentar introduzir uma sopa "salgada" (na verdade feita com legumes, tubérculos e verduras, mas com muito pouco sal) na hora do almoço. Quando perceber que seu filho já está comendo bem a sopa do almoço, dê uma também na hora do jantar.

Caso o bebê demonstre não ter gostado da experiência, tente oferecer o mesmo alimento alguns dias depois. Pode ser que a reação seja a mesma, mas não desista, porque muitas vezes as crianças acabam se acostumando aos novos sabores.

Saiba que:

• Não se deve dar mel às crianças até 1 ano de idade devido a um pequeno risco de botulismo infantil (mesmo depois dessa idade, quando for dar mel, certifique-se da procedência e de que tenha um selo de fiscalização do Ministério da Agricultura; evite produtos caseiros).

• Alguns pediatras recomendam o uso de vitaminas e ferro nessa fase, dependendo da dieta do bebê. Principalmente nas regiões Sul e Sudeste, os médicos preferem receitar vitamina A e D para as crianças, porque a exposição ao sol é menor. A administração de ferro é determinada caso a caso, mas em alguns casos é mais comum, como quando se trata de prematuros.


Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/introduzir-solidos/como-dar-novos-alimentos/

3 comentários:

  1. Hummmm pela carinha dele, estava ótima, que delicia hein Davi...daqui uns dias são os pedacinhos..rsrsrs LINDO

    ResponderExcluir
  2. Agora é minha vez de dar um potinho de Danone na mão do Davi....mas sem babador!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que gostoso, cada dia que passa ele esta mais lindo.... Parabéns Dayse e Fernando.....

    ResponderExcluir