Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Liderança


Na minha área profissional gosto muito de trabalhar com treinamentos comportamentais. Gosto de trabalhar com debates, instigar reflexões acerca dos temas, de levar as pessoas à autoanálise ou a discussões enriquecedoras em grupo.

No ano passado, nesta mesma época (mais precisamente no dia 14/05/2011), eu estava com um grupo de líderes da Transdata Smart, empresa onde trabalho, ministrando um treinamento sobre Liderança. O objetivo do treinamento era oferecer subsídios para o aperfeiçoamento das habilidades de liderança daquele grupo de supervisores, gerentes e diretores.

Para este treinamento tomei como base um filme da Siamar chamado “A Arte da Possibilidade”, com Ben Zander e Roz Zander (caso alguém se interesse, está disponível no youtube). Uma reflexão fantástica sobre liderança e desenvolvimento do potencial humano.

Liderança sempre foi um dos meus temas preferidos desde a faculdade. Acredito muito na capacidade de desenvolvimento de cada um, assim como acredito que o apoio de uma boa liderança é capaz de potencializar toda a energia produtiva, a criatividade enfim, os dons que cada indivíduo traz consigo.

Gosto muito da seguinte definição: Liderar é a arte de motivar e influenciar pessoas. O Líder tem a capacidade de levar as pessoas a lugares para onde elas jamais iriam sozinhas.

Todos nós, homens e mulheres, desde quando nascemos somos dotados de Possibilidades. A Possibilidade pode ser definida como a qualidade do que é possível. Tudo nos é possível. É claro, para uns com mais ou menos dificuldades, para outros com habilidades ou preferências e predisposições diferentes... mas tudo nos é possível.

Possibilidades – esta é a matéria prima do Líder, do Coach (treinador). É seu material de trabalho.

A essência da Liderança é primar pela valorização das possibilidades do indivíduo, maximizando a disposição e a autoestima deste. Quando vislumbramos nossas possibilidades, nossos olhos brilham e isso nos dá força e motivação de buscarmos mais e mais realizações.

O exercício diário do Líder e sua equipe, ou do Coach e sua equipe é repensar o que somos e fazemos, nossas possibilidades todos os dias...

 é buscar novas estratégias sempre que necessário...

é fazer novos caminhos...

é ter a consciência que precisamos fazer sempre o melhor, pois nós precisamos do nosso melhor, nossa família, a sociedade, todas as pessoas precisam do nosso melhor... e nós SOMOS CAPAZES!

Vejam só... há um ano estava dizendo isso para um grupo de profissionais, e hoje estou vivendo isso intensamente dentro da minha casa.

O Davi é uma pessoa mais que especial. Assim como todas as pessoas, inclusive as que têm SD, ele nasceu carregado com uma quantidade imensurável de Possibilidades. Tudo o que ele precisa é de treinamento, de pessoas que acreditem nestas potencialidades, que o auxiliem a transformar a “pedra bruta” num lindo diamante.

Tudo no seu tempo... tudo no seu ritmo... com Fé e Perseverança, caminhando e evoluindo sempre!

Não posso terminar este texto sem homenagear uma pessoa muito, muito, muito especial para o Davi e eu... o Fer! Marido e Pai indescritível... Nossa fortaleza... nosso porto seguro...


Desejo que o Davi tenha nele sempre um exemplo de homem, de amigo, de perseverança e Fé.


Desde o momento que pegamos nosso “pacotinho” no colo o Fernando é o melhor Pai e Coach do mundo, ele exerce toda esta essência da liderança com o Davi...Incansável nos exercícios de estimulação, inquieto na busca por informações e intenso, profundo e puro no carinho e amor que lhe dedica...


Todos nós precisamos de Líderes, de Coaches, de Anjos que nos instruam e sirvam de exemplo e inspiração na nossa caminhada em busca do desenvolvimento e felicidade, e o Fer é o anjo que Deus preparou para receber e cuidar do Davi... ser seu SUPER PAI!

Obrigado meu Deus por ter colocado estes dois Homens tão especiais na minha vida!

3 comentários:

  1. QUERO REGISTRAR AQUI TAMBEM QUE ME EMOCIONEI MAIS UMA VEZ LENDO ESTE ARTIGO. AMIGA QUE LINDO! EU ADMIRO MTO VOCES!
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A SUA FAMILIA!
    AMO VCS!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Não tenho palavras para descrever o que estamos vivendo, afirmo a todos os nossos familiares e amigos que a cada piscar de olhos do nosso menino, a cada sorriso, a cada brincadeira que descobrimos com ele, nos tornamos cada vez mais GIGANTES para sermos os verdadeiros treinadores que ele precisa.
    Agradeço a Deus pelo presente maravilhoso que recebemos (O Davi é um anjo do Senhor Jesus) e tenho certeza que eu sou uma pessoa de muita sorte pois Deus colocou em meu caminho a Dayse para me ensinar a amar.
    Amo vocês..............
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. SEM PALAVRAS.....Vocês são espelho, para possamos olhar para nossa vida e sonhar e sermos tão amavel, dedicado e feliz, sabe simplesmente feliz, Orgulho de vocês...Nos amamos vcssssssssss

    ResponderExcluir