Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Hipotonia... mais uma batalha sendo vencida! Gloria a Deus!

 A hipotonia é uma diminuição do tônus muscular, uma característica das pessoas portadoras da Síndrome de Down. Por isso eles são mais “molinhos” que outras crianças e por consequência demoram um pouco mais para firmar o pescoço, sentar, engatinhar e andar... tudo acontece no tempo deles.

Segundo os médicos, a hipotonia foi uma das causas pela qual o Davi não conseguia mamar, pois a musculatura da face, língua e lábio eram molinhas, o que dificultava o reflexo da sucção. Mas, graças a Deus com 3 dias ele já começou a vencer esta batalha, quando conseguiu começar a sugar o peito e a mamadeirinha. Foi emocionante quando senti que ele “puxou com vontade”. Não víamos a hora de ver ele fora da sondinha.

Como temos a intenção de usar este blog como fonte de informação, vamos falar tecnicamente sobre a hipotonia:

“A Hipotonia é um dos sinais mais característicos da Síndrome de Down – SD. Todas as crianças com SD apresentam, em maior ou menor grau, hipotonia, geralmente associada a uma grande lassitude das articulações, causando certo atraso na aquisição da maioria das habilidades motoras.

A maioria das crianças com SD será capaz de caminhar de modo autônomo próximo dos 2 anos. As características descritas anteriormente condicionam a presença de padrões motores peculiares. A variação mais frequente é a omissão do engatinhar e sua substituição por rastejar, dar voltas ou deslocar-se sentado sobre as nádegas. É frequente observar mudanças de postura de forma anômala para passar da posição deitada à sentada e vice-versa, abrindo amplamente as pernas e empurrando a si mesmo com os braços até conseguir sentar. À medida que a criança cresce observa-se melhoria do tônus muscular, persistindo uma discreta ineficácia motora. “ (Síndrome de Down de A-Z – Santamaria, 2011)

O Davi vem trabalhando nas sessões de estimulação precoce, na APAE, e principalmente em casa, exercícios para ajudar no desenvolvimento do seu tônus, entre outros aspectos, e só tem recebido elogios, Graças a Deus!

Ele já está mais “durinho”. Seu progresso é visível e percebido dia a dia!


Olha que coisa mais linda, mais cheio de graça! Ele já está conseguindo firmar o pescocinho por um tempão, fazendo papai e mamãe “babarem” e se emocionarem de tanto orgulho!

Temos certeza que esta é apenas mais uma das conquistas das muitas que virão desse nosso “muleke”...  
Glória a Deus!

2 comentários: